Morreu no início da noite desta sexta-feira (09/09) o radialista Wellington Elias, aos 95 anos, de morte natural. Um dos mais brilhantes comentaristas esportivos do rádio nordestino, ele também escrevia crônicas irretocáveis sobre pessoas e o cotidiano sergipano. Foi dirigente esportivo e funcionário público federal.
Wellington Elias iniciou sua carreira na extinta Rádio Difusora de Sergipe, atual Rádio Aperipê. Também trabalhou na Rádio Liberdade AM, na Rádio Cultura e, por último,na Rádio Jornal de Sergipe AM 540. Foi comentarista esportivo das TVs Sergipe e Atalaia e escreveu para os principais jornais da capital sergipana.
Foi na Rádio Cultura de Sergipe que viveu os melhores momentos da sua carreira. Na equipe esportiva ocupou o lugar do também renomado radialista Raymundo Luiz, com quem também integrava a equipe redatorial da emissora católica.
Suas últimas atividades jornalísticas foram desenvolvidas na Rádio Jornal de Sergipe, a Voz do Povo, atuando como comentarista esportivo e, também, fazendo comentários diariamente na programação da emissora. “Um Assunto Puxa Outro”, era o título do seu comentário no programa de esportes, mas que abordava assuntos diversos.
Trabalhou com os principais radialistas sergipanos nas emissoras de rádio e televisão. Com Carlos Magalhães formou uma dupla que por décadas narrou os principais acontecimentos esportivos de Sergipe. Juntos, trabalharam na Rádio Cultura e Rádio Jornal. Também com o narrador José Antônio Marques formou outra dupla que marcou época na Rádio Jornal.
Ainda na Rádio Cultura, Wellington Elias escreveu, por anos, “Uma Crônica Para Você” que era lida pelo radialista Reinaldo Mouro, dono de uma das vozes mais bonitas do rádio sergipano. Contava fatos e histórias de personalidades, pessoas do povo e lugares da capital Aracaju, de uma maneira leve e bastante ilustrativa.
No futebol também foi técnico na década de cinquenta, comandando o Olímpico e o Cotinguiba. Teve uma homenagem prestada pela prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que batizou com o seu nome o estádio de futebol daquele município.
Em maio de 2018, recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, a “Medalha da Ordem de Mérito Parlamentar”- o mérito parlamentar é o mais alto grau do rol de homenagens da Casa Legislativa- , cuja indicação foi feita pelos então deputados estaduais José Carlos Machado e Suzana Azevedo.
Wellington Elias é considerado por muitos como o maior comentarista esportivo da imprensa sergipana, sendo responsável por vários bordões que lhes identificavam perante as torcidas. “O diabinho”, como era conhecido, deixa um vazio no coração de todas as torcidas.
O corpo do radialista Wellington Elias está sendo velado no Velatório OSAF, localizado na rua Itaporanga, e o sepultamento será realizado na Colina da Saudade, às 10h deste sábado, 10 de setembro.
Por Cesar Cabral