A capital sergipana vai sediar, a partir desta terça-feira dia 8, a seletiva nacional do Gymnasiade 2022, a maior competição estudantil do mundo, a qual será realizada na Normandia na França no mês de maio. O evento é uma realização da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar.
As cidades de Macapá/AP, Maricá/RJ e Rio Branco/AC também sediarão seletivas desta competição, no entanto Aracaju concentra o maior número de disputas por modalidade esportiva. Aqui serão realizadas as provas de atletismo e Ginástica Artística nos dias 7 a 10; Tênis de Mesa dias 14 a 18; Judô e Wushu nos dias 21 a 24; Xadrez nos dias 27 a 31; e Ginástica Rítmica e Natação nos dias 28 a 31..
De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, durante todo o período de realização do evento, Aracaju deve receber mais de 5.000 pessoas, entre técnicos, dirigentes, oficiais e os próprios atletas.
“Por se tratar de um evento de grande importância, a Prefeitura de Aracaju, junto com o Governo de Sergipe foram responsáveis pela captação, pelo convencimento da realização desse evento. Aracaju foi escolhida graças às condições que a cidade oferece, por seus atrativos e por ser uma cidade organizada, limpa, que disponibiliza de uma locomoção fácil para os atletas e as delegações, uma cidade bonita e encantadora. Houve um movimento de convencimento da organização para trazer esse grande evento pra cá e a Prefeitura entra com o apoio institucional, então toda a parte de estrutura foi garantida para a realização das seletivas, além de apoios para reforçar a limpeza, o serviço de segurança e apoio logístico com alguns equipamentos, garantido que um evento dessa magnitude seja sucesso”, explica o gestor.
Foto: Ascom/Sejesp