A Copa do Mundo Feminina de Futebol acontece a partir desta quinta-feira, 20, e a Seleção Brasileira já entra em campo na próxima segunda-feira, 24, às 8h, no horário de Brasília. Para apoiar o futebol feminino, a Prefeitura de Aracaju publicou o Decreto nº 7.231/23, que adequou os horários de alguns serviços, em caráter excepcional, apenas durante a transmissão dos jogos brasileiros na disputa, excluindo os serviços considerados essenciais.
Contudo, diferentemente do que acontece em feriado ou ponto facultativo, a mudança no horário de funcionamento de alguns serviços públicos diz respeito apenas aos dias em que acontecem os jogos nos quais o Brasil disputa. Além disso, essa alteração está restrita somente ao funcionamento desses serviços durante o horário da manhã, com o retorno normal das atividades no horário determinado pelo decreto.
Como destacado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no momento da assinatura do decreto, na quarta-feira (19), o documento altera “o horário de funcionamento dos órgãos da Prefeitura, nos dias em que a nossa seleção entrará em campo, é um incentivo para que a população torça pelas meninas, assim como faz com a seleção masculina”.
Na fase de grupos, o Brasil estará presente em três jogos, sendo o primeiro deles na segunda-feira, às 8h, contra o Panamá. A segunda participação da Seleção Brasileira será no sábado, 29, às 7h, contra a França. Por fim, o terceiro jogo, contra a Jamaica, acontece na quarta-feira da semana seguinte, dia 2 de agosto, às 7h da manhã.
Desta forma, nos dias em que os jogos ocorrerem às 7h, as repartições da Prefeitura de Aracaju iniciarão o expediente às 11h. Para os jogos com horário previsto para serem realizados às 8h, os órgãos municipais começarão as suas atividades a partir das 12h. Esta mudança, no entanto, não inclui o funcionamento de serviços considerados essenciais para a população ou que não podem sofrer descontinuidade.
Fonte: NE