Um eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue” está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil.
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.
De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total – o primeiro desde maio de 2021. O ápice será por volta da 1h11, quando o satélite natural fica vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.
“Esse avermelhado é justamente o mesmo efeito do pôr do sol. A gente vê a luz solar tangenciado a Terra e a atmosfera vai espalhar o avermelhado”, explica o astrônomo João Fonseca, diretor do Planetário do Ibirapuera.
O eclipse poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.
A foto abaixo ilustra as regiões onde o eclipse será visível da Terra. As populações mais perto das linhas podem acabar vendo apenas partes do eclipse em alguns momentos, o que não é o caso do Brasil.
O eclipse irá aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h11 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.
Hora a hora do eclipse
Todas as fases de um eclipse lunar podem ser vistas com segurança, tanto a olho nu quanto com um telescópio não filtrado.
O Observatório Nacional (ON/MCTI) vai transmitir o fenômeno no Youtube, a partir das 23h15.
A Nasa também fará transmissão como de costume. Veja um vídeo da Nasa, que simula como a Lua ficará durante o eclipse lunar total de 15 de maio