Sensação horrível
Não há como negar que as pessoas de bem deste país estão sentindo o gosto amargo da sensação terrivelmente ruim de que, no fundo, no fundo o crime compensa. Depois que a Justiça liberou, um a um, todos os condenados pela Lava Jato, não há como negar esse sentimento do povo brasileiro. Essa é a triste e cruel realidade e não há quem consiga peneira para tapar esse sol causticante da impunidade. Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, condenado a mais de 400 anos por roubo aos cofres públicos, é o último dos moicanos a deixar a cadeia. Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, ele ganhará a liberdade e sairá pela porta da frente a fim de cumprir pena em prisão domiciliar na “periferia” de Copacabana, no seu luxuoso AP com vista para o mar.
Voltando no tempo
Pelo que consta nos autos, o roubo do Cabral foi algo digno de filme de ficção, considerando o volume dos recursos que foram desviados de obras e programas sociais tais como educação e saúde, do Rio de Janeiro. Caso o mesmo fizesse regressão de vida pelo período de cumprimento da pena, faltaria pouco tempo para se encontrar com Pedro Álvares Cabral, o descobridor português que aportou na Bahia há pouco mais de 500 anos. Mas, certamente, seria testemunha ocular do início das invasões holandesas, que ocorreram a partir de 1624. Quem sabe se ele não roubaria a caravela de Maurício de Nassau e o deixava a ver navios? Garoto levado, esse Serginho não é fácil. Ligeiramente solto, é capaz de voltar a fazer das suas traquinagens, graças à benevolência do glorioso STF.
Olha o trocadalho
Sabe aquela história do “faça o que digo mas não faça o que faço”? Pois bem, o partido do presidente eleito votou em peso, na Câmara dos Deputados, a favor do Projeto de Resolução que altera as regras de aplicação das emendas de relator, a base do chamado “Orçamento Secreto”. Dos 49 deputados do PT presentes à sessão, 44 votaram a favor da resolução que foi aprovada na última sexta-feira, 16/12 e pode assegurar uma vitória no STF que está prestes a encerrar um julgamento que questiona a sua constitucionalidade. O “orçamento secreto” é o mesmo que era duramente criticado pelo PT. Entendeu ou quer que desenhe?
Sensação horrorosa
Funcionários e clientes da Loja Fasouto, localizada na avenida Simeão Sobral, na zona norte de Aracaju, viveram momentos de angústia e tensão na manhã de ontem, sábado 17/12, quando integrantes do “Movimento MLB” invadiram o estabelecimento gritando palavras de ordem sobre Natal sem fome. Muito falante e “bem articulada”, uma loira que, pelo vídeo divulgado, parece ser a líder do movimento, estava acompanhada de vários integrantes jovens que portavam mochilas de marca nas costas. A polícia foi chamada e dispensou os invasores, que não conseguiram levar nada. Ninguém foi preso, até porque, provavelmente, “não praticaram nada fora do tal estado democrático de direito”.
Me dê motivo
O rompimento político entre o ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), e o atual Alberto Macedo (MDB) já tem motivo suficiente para justificar a sua ocorrência. Isto porque, Airton anda alardeando que será candidato a prefeito em 2024 com ou sem o apoio de Macedo. Este, por sua vez, como tem direito à reeleição, evidentemente, pensa nessa possibilidade, sem dúvida alguma. O primeiro passo para viabilizar esse projeto consiste na exoneração dos muitos apadrinhados do ex-prefeito que continuam ocupando cargos estratégicos na prefeitura. Segundo o pessoal que anda de “tó-tó-tó”, o saco de Papai Noel já está cheio de bilhetes azuis que serão entregues durante a Missa do Galo.
Anjos e demônios
Enquanto a parentada de Airton Martins demoniza a vida do prefeito Alberto Macedo, Gilson dos Anjos, também ex-prefeito, pode tirar proveito dessa dissidência caseira e consolidar o seu projeto político, como candidato a prefeito. Bastante cacifado como liderança da Barra, dos Anjos conta com a simpatia do presidente do União Brasil, André Moura, homem forte no futuro Governo do Estado. Como se vê, no finalzinho da primavera, nem tudo são flores na Barra dos Coqueiros.
Tatu caminha
Genaldo Feitosa Dias, o popularíssimo Tatu, ex-prefeito de General Maynard, caminha para deixar o MDB, nos próximos dias. Na eleição do futuro governador Fábio Mitidieri, Tatu saiu da toca e mostrou que ainda tem força política no município. Sem “marcação”, ele fez a diferença e contribuiu (proporcionalmente), de forma importante, para a vitória de Fábio. De malas prontas para deixar o MDB, Tatu tem várias opções à sua disposição para disputar a prefeitura, em 24.
Bela homenagem
O Grupo Presidente, dono da rádio SIM FM, de Carmópolis, prestou relevante homenagem ao saudoso Reinaldo Moura, colocando o seu nome no principal estúdio daquela emissora. Amante inveterado do rádio, Reinaldo foi um dos maiores radialistas de Sergipe e da Bahia, fez escola e foi um divisor de águas no jeito de se fazer radiojornalismo em nosso estado. No ato de inauguração, a família do homenageado se fez presente e o ex-deputado André Moura e a filha Iandra Barreto, emocionados, agradeceram pela iniciativa tão marcante. O empresário Miro Santos recepcionou inúmeras lideranças políticas e amigos de Reinaldo Moura que foram prestigiar a solenidade.
Filha de peixe
A vice-prefeita de Nossa Senhora das Dores, Fernanda Lima (Podemos), filha do ex-prefeito (por diversas vezes) Fernando Lima, tem se revelado uma excelente política e uma expressiva auxiliar da administração do titular, Luiz Mário (Cidadania). Bastante enturmada e muito carismática, a jovem vem colaborando de maneira singular com determinados avanços administrativos da atual gestão. Discreta e sem alarde, trabalha visando a reeleição do atual prefeito. Vice que se preza, só ajuda e não atrapalha.
Nova Mesa
Finalmente, na última sexta-feira foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Gararu. Depois de marchas e contramarchas, o pleito foi realizado durante a Sessão Ordinária do dia 16 de dezembro. Como já era esperado, a oposição venceu por 5×0 num colégio eleitoral composto por nove vereadores. Foram eleitos Presidente – Josinaldo Alves dos Santos, João de Bébé, (PP); Vice-Presidente – José Alves dos Santos, Zé Raimundo da Flor da Índia, (Podemos); 1º Secretário – Rutinaldo Machado, Rutinaldo de São Mateus, (Podemos) e 2º Secretário – José Nilton Gomes dos Santos, Galego de Zequinha das Pias (Podemos).
O pregão deu prego
A secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, e a pregoeira Rayana de Andrade, têm 15 dias para apresentar ao TCE esclarecimentos sobre o resultado do Pregão 249/2022 realizado pela prefeitura de Aracaju para contratação de empresa de prestação de serviço de esterilização de artigos termo sensíveis. Segundo uma fonte da secretaria, tudo será esclarecido dentro do prazo determinado.
Bolo fatiado
O conselheiro Ulices Andrade foi o relator do Ato Deliberativo 1015 do TCE que fixa os índices percentuais das quotas que os municípios têm direito a partir da arrecadação total do ICMS estadual. Do total arrecadado, 25% é destinado aos municípios de acordo com a contribuição individual de cada um. Os dez primeiros municípios que se destacaram na contribuição para os índices definitivos foram: Aracaju, Canindé de São Francisco, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Estância, Itabaiana, Lagarto, Rosário do Catete e Nossa Senhora da Glória.
Canudo na mão
Será amanhã, segunda-feira 19 de dezembro, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos na última eleição, em Sergipe. O ato será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral e está previsto para começar às 17h, no Teatro Tobias Barreto. Serão diplomados o governador eleito, Fábio Mitidieri; o vice-governador Zezinho Sobral; o senador Laércio Oliveira e mais os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais e respectivos suplentes.
Parque melhorado
O Governo do Estado vai investir quase R$ 5 milhões na recuperação e melhoramento do Parque da Cidade, logradouro agradabilíssimo localizado na zona norte da capital Aracaju. Lá, é possível ver um pouco do que resta da nossa mata atlântica e constatar uma mostra bem legal da biodiversidade regional. Do alto do Parque, pelo dia, é possível enxergar a ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros. À noite, essa paisagem não pode ser contemplada porque continua sem iluminação, há vários e vários anos. Uma pena!
Será que decola?
A partir de amanhã, segunda 19 de dezembro, os aeronautas (pilotos e comissários de bordo) entram em greve, por tempo indeterminado, conforme decisão do Sindicato Nacional dos Aeronautas. A categoria reivindica recomposição salarial e melhores condições de trabalho. A paralisação ocorrerá sempre das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Se o movimento paredista realmente ocorrer, com certeza haverá atrasos em todos os voos nacionais, pois toda malha aérea é praticamente interligada com esses aeroportos.
Um lembrete: Em virtude das festividades de Natal e Ano Novo, a Coluna Radar voltará somente a partir do dia 8 de janeiro de 2024. Boas Festas e Feliz Ano Novo!