As obras na Ponte Aracaju-Barra devem ser concluídas até meados de maio, de acordo com novo cronograma de execução da obra divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) nessa quarta-feira (15) ao Ministério Público.
“Nesse cronograma apresentado ao MP, a gente sugere a substituição do material utilizado de concreto por grout, que reduz tempo de cura de 28 dias para no máximo 10 dias. Isso tudo poderá reduzir em 45 dias o tempo de execução da obra, que era previsto para conclusão no início de julho, vindo aí para o mês de maio”, explica o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto.
Segundo o diretor técnico do DER, Igor Albuquerque, a substituição do concreto pelo grout é a opção mais assertiva para a redução do tempo da obra. “Com isso, daria um custo de aproximadamente R$ 190 mil, o que representa em termos percentuais 2,4%. Então, a gente conseguiria diminuir o prazo em 45 dias. A nossa sugestão para acelerar os serviços seria de fazer essa troca já na segunda etapa de execução da obra, que seria nas partes internas da ponte, findando aí para a conclusão mais ou menos no dia 16 de maio”, detalha.
De acordo com o secretário da Sedurbi, a aceleração do prcocesso foi uma recomendação do governador Fábio Mitidieri. “Foi um esforço grande dos técnicos do DER junto com a Sedurbi para conseguir acelerar o processo. Mas, essa foi uma recomendação direta do governador Fábio Mitidieri, para que nós encontrássemos uma solução que reduzisse esse tempo de execução da obra. Após análise, também com a empresa responsável pelo serviço, nós chegamos a esse novo cronograma, que foi entregue ao MP hoje”, informa Luiz Roberto.
Sobre a obra
A ponte Construtor João Alves (Aracaju/Barra dos Coqueiros), localizada na Rodovia SE-200, está recebendo a troca de juntas de dilatação e recuperação dos berços. Com investimentos no valor de R$ 7.779.283,91, a obra executada pelo Governo do Estado, por meio do DER, órgão vinculado à Sedurbi, compreende a substituição dos 14 pontos onde ficam as juntas de dilatação nos dois sentidos das pistas de rolamento.