O vereador Ricardo Marques (Cidadania) expôs no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 10 de março, o drama de pessoas que precisaram de atendimento no Hospital Municipal Fernando Franco, mas não conseguiram. Ele exibiu vídeos e relatos dos transtornos enfrentados, inclusive, por funcionários do hospital, que chegaram para trabalhar e não sabiam do fechamento da unidade.
Ricardo acompanhou durante à noite dessa quarta-feira, 9 de março, e a madrugada desta quinta-feira, 10 de março, o sofrimento de quem precisou de atendimento e ‘deu com a cara na porta’.
O hospital suspendeu os atendimentos, sem qualquer aviso prévio e muitas pessoas que chegavam eram surpreendidas. Jovens adultos e crianças, com problemas de saúde ficaram sem atendimento. Alguns chegaram a passar mal na calçada da unidade hospitalar.
Ricardo Marques repudiou a situação. “É um absurdo que a população tenha que passar por uma situação como esta. É um completo desrespeito. Se a unidade ia suspender os atendimentos, o povo precisava, no mínimo, ser avisado”, pontuou.
A Prefeitura de Aracaju informou que aconteceu no no hospital nesta quarta-feira uma obra de modernização da rede elétrica e que nenhum paciente ficou sem atendimento, mas na realidade foi bem diferente, já que o vereador postou vídeo em sua rede social mostrando pessoas sem atendimento.
Ainda de acordo com a gestão municipal, cerca de 16 pacientes que estavam na área de estabilização permaneceram no hospital, outros sete foram transferidos para o Hospital Municipal Nestor Piva, na Zona Norte.
Na manhã desta quinta-feira os atendimentos foram retomados. A Direção do Hospital informa que houve uma pane no sistema elétrico na noite de quarta-feira 9, mas o problema foi solucionado pela manhã.
*Atualizada ás 19:30