Deputados da ALESE – A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovaram, nesta quarta-feira 30, Projeto de lei do Poder Executivo, autorizando a contratação de empréstimo junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com a garantia da União. Segundo o texto do projeto, o dinheiro é para o financiamento do Programa de Fortalecimento e de Atenção à Saúde.
O governo de Sergipe pretende contratar operação de credito externa, até o limite de U$ 36.000.000,00 (trinta e seis milhões de dólares), o que equivale a quase R$ 170 milhões.
O Proredes compreende um conjunto de ações para viabilizar a política de inclusão social e redução das iniquidades, por meio do fortalecimento da gestão do SUS Sergipe, segundo o governo.
Na justificativa do PL, O Executivo afirma que o empréstimo tem por finalidade, ampliar o acesso aos serviços da rede estadual e otimizar o uso dos recursos disponíveis. “Este projeto investirá em um Plano Estratégico de Telemedicina, com a aquisição dos equipamentos necessários para os consultórios de telemedicina, a criação da Central de Laudação e estruturação de linhas de cuidado, fluxos assistenciais e protocolos”, diz.
A Propositura recebeu o voto favorável da maioria dos deputados. A oposição defendeu a inclusão de Emendas que obrigassem a prestação de contas sistematizada da aplicação dos recursos.