O vídeo de uma homem cadeirante viralizou nas redes neste fim de semana, promovendo mais um ato de protesto com a obra realizada pelo governo do estado na avenida Inácio Barbosa – antiga Jose Sarney – na zona sul de Aracaju.
cadeirante destrói da estrutura divisória para abrir uma passagem para sua cadeira, enquanto narrava criticas contra os idealizadores da obra. Respeite os cadeirantes. Vocês não respeita a gente então não merece nosso respeito. Ninguém pensou nas pessoas com deficiência, que podem precisar atravessar a pista para pegar um veículo ou ter acesso ao transporte público, diz.
Questionada pela falta de passagem para cadeirantes, a CEHOP – Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas se limitou a dizer que “a obra da urbanização da Orla Sul continua em andamento, e que estão sendo construídas rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção em toda a sua extensão.”
Neste fim de semana, a reportagem da Jornal FM91,3 percorreu toda extensão da rodovia onde esta sendo feita a reforma de restruturação e não encontrou nenhuma passagem, reclamada pelo cadeirante.
Quanto a colocação da barreira de concreto chamado de prismas nessa localidade, foi para evitar que os motoristas façam o retorno no meio da via e utilizem as rótulas, que servem para tal fim.
A Cehop ressalta que a implantação da rodovia foi feita de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro e ameaça o cadeirante de punição dizendo que” não compactua com nenhum dano causado ao patrimônio público e que tomará as providências cabíveis no tocante aos prejuízos causados à obra.”