Em Sergipe, nove municípios estão em situação de emergência devido à seca ou estiagem. De acordo com a Defesa Civil Estadual, aproximadamente 60.640 pessoas estão sendo afetadas.
Os municípios que estão com decretos em vigor são: Poço Verde (estiagem), Frei Paulo (estiagem), Monte Alegre (seca), Poço Redondo (seca), Nossa Senhora da Glória (estiagem), Carira (seca) , Tobias Barreto (estiagem), Nossa Senhora Aparecida (seca) e Porto da Folha (estiagem).
Segundo a Defesa Civil, 22.176 estão sendo assistidas através da “Operação Carro Pipa”, que leva água potável às populações rurais e urbanas atingidas pela seca ou estiagem, priorizando os municípios que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Atualmente, 90 caminhões-pipa estão atuando, sendo 35 operados pelo Exército e 55 pelos respectivos municípios.
A Defesa Civil informou ainda que outros municípios esperam a homologação do decreto para ter a situação de emergência reconhecida.
Importância do decreto
A homologação pelo Governo do Estado e o reconhecimento do decreto de Situação de Emergência pelo Poder Executivo Federal tornam possível aos entes o recebimento da ajuda humanitária assistencial por meio do repasse de recursos, a exemplo da citada Operação Carro-pipa, que objetiva a distribuição de água potável às populações que sofrem com o exaurimento hídrico.
Infonet